Deus seja hoje e eternamente louvado! Amém.    

 
Aluno.i9: Senha:

GAMES - 1
VOU
APRENDER;
 
MÓDULOS

 

Podemos dizer que os jogos digitais (ou video-games) já fazem parte da cultura popular. Mas nem sempre foi assim. Assim como o cinema não era, inicialmente, considerado uma forma de arte, os jogos digitais por muito tempo foramconsiderados apenas como uma forma de entretenimento para crianças e adolescentes.

Esse cenário tem mudado rapidamente nos últimos anos, tanto do ponto de vista artístico quanto do ponto de vista mercadológico. De fato, hoje em dia o mercado de jogos digitais já é maior até mesmo que o mercado cinematográfico, girando em torno de 93 bilhões de dólares em 2013 (dados da Gartner, veja aqui). Portanto, podemos dizer com segurança que hoje é possível seguir uma carreira no mercado de jogos digitais, uma vez que esse já possui uma grande maturidade e abrangência.

Nesse artigo (que será dividido em quatro partes) eu vou explicar tudo o que você precisa saber sobre a carreira no mundo dos jogos. Veremos quais são os tipos de carreira, o perfil de quem trabalha com jogos digitais, salários médios, tipos de mercado, além de falar sobre algumas empresas brasileiras de jogos digitais e instituições (nacionais e internacionais) que oferecem cursos nos diversos segmentos de jogos digitais.

Nessa postagem inaugural do Produção de Jogos, eu vou discutir qual o perfil do profissional que trabalha com jogos digitais, além de especificar o que faz duas das profissões mais procuradas nesse setor: o programador e o artista gráfico.

A verdade é que muita gente se engana ao achar que para seguir uma carreira no mundo dos  jogos digitais basta gostar muito de video-game. Muito pelo contrário. Vale dizer, inclusive, que não é pré-requisito gostar de videogames: vários profissionais  bem sucedidos no mundo dos jogos começaram suas carreiras em outras áreas.

Um índice do conteúdo desse artigo encontra-se logo acima e você pode usa-lo para ir diretamente ao conteúdo que mais lhe interessa.

Perfil do Profissional

Quem pretende seguir uma carreira relacionada ao desenvolvimento de jogos digitais deve cultivar algumas qualidades importantes. Para começar, sabertrabalhar coletivamente é fundamental. O desenvolvimento de um jogo geralmente envolve um número muito grande de pessoas que precisam interagir entre si para desenvolver o projeto. Saber explicar detalhes de sua área de trabalho para os colegas de outras áreas é fundamental, assim como documentar o próprio progresso.

Mesmo se você optar por ser um profissional independente, que trabalha através de contratos com empresas ou gerencia o próprio projeto, a habilidade de comunicar para os outros o seu progresso e suas necessidades é muito importante.

Nas três seções abaixo vamos discutir algumas das principais qualidades que uma carreira no mundo dos jogos exige. Na primeira seção, falarei sobre o que a carreira no mundo dos jogos não é. Considero esse um tópico importante, já que muitos jovens decidem seguir a carreira em jogos digitais com uma idéia equivocada de como será a carreira . Nas duas seções seguintes veremos algumas das diferenças entre trabalhar em uma empresa e independentemente.

 

 
1-introdução e instalação
2-conceitos basicos
3-Game Maker
3.1-Sprites
3.2-Sons
3.3-Background
3.4-objects
3.5-Rooms
3.6-Eventos
3.7-Condicionais
3.8-Codigos
3.9-Debug
4-Kodu
5-Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos)

Carga Horária-148 horas | 12 meses

Certificados | 2